quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Banheiracast #7

   Eai pessoal, tudo blz? Segue mais um episodio onde Rafael Küch, Pedro Henrique Ache e Marco Aurelio Junior discutem sobre:

Estreia Grêmio Libertadores
Estreia do São Paulo
Nova comissão técnica do Internacional e os problemas de lesões
Gauchão 2013 2° Rodada
Contratação de Insua
Convocação Seleção Brasileira

Se quiser escutar aqui:


Ou faça download aqui

Parecer: Caxias x Veranopolis 24/01 Gauchão


   Eai pessoal, tudo tranqüilo? estamos tentando acompanhar a maioria dos jogos do Gaúchão, porém ainda é meio cedo para fazer análises de táticas, pois a maioria dos clubes se reformulam quase que completamente de ano para ano, fazendo com que seja complicado existir um padrão de táticas neste inicio de ano. Logo, vamos acompanhando o campeonato e daqui algumas rodadas fazemos analises táticas de alguns times do Campeonato Gaúcho 2013.
Hoje acompanhei o jogo Caxias x Veranópolis, disputado no Centenário em Caxias, válido pelo primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2013.

Tivemos um jogo bem disputado, aonde em sua totalidade foi dominado pelo Caxias. O técnico Piccoli armou um time bem equilibrado, aonde Renato Medeiros era o centro técnico do time, tendo a velocidade de Zuba e o centroavante Rafael Santiago para concluir na área. No inicio do segundo tempo, Renato Medeiros saiu, o que seria algo ruim em primeira instancia, porém Wallacer entrou em seu lugar e na minha humilde opinião, melhorou o time, Wallacer aparecia em todas as partes do campo e teve um ótimo entendimento com o lateral Alisson. Uma inicio promissor para o time de Caxias, que só pecou pelo destempero emocional, quando o árbitro Leandro Vuaden tomou algumas decisões questionáveis na partida e o time de Caxias mesmo com o resultado confortável de 2 a 0, acabou por esquecer de jogar futebol e tomar alguns amarelos bobos.

O Veranópolis foi superior em alguns momentos do jogo, como no inicio do segundo tempo e após o seu gol, porém o Caxias já havia marcado dois tentos, impossibilitando a reação. Na minha opinião o Veranopólis, decaiu bastante em relação as últimas temporadas. O meio campo carece de uma criação mais efetiva, porém estava bem postado defensivamente. Se o time não melhorar esse aspecto, brigará para ficar na parte mediana da tabela.
 
1° Gol: R. Santiago (Caxias)  Tempo: 43 minutos 1° Tempo            Assistência: Zambi

2° Gol: Jean (Caxias)          Tempo: 13 minutos 2° Tempo               Assistência: Wallacer

3° Gol: Eduardinho (VEC)  Tempo: 36 minutos 2°Tempo                Assistência: Valdo

Placar: Caxias  2 x 1  Veranópolis
Local: Centenário(Caxias)

OBS: É um absurdo que em nenhum lugar até agora(20:31 de 24/01/2013) não tenha sido divulgado a escalação dos timesque jogaram essa partida. Precisamos ser mais profissionais e ter uma cobertura mais adequada para o futebol do RS crescer. O site do Caxias ainda não postou nada sobre o jogo e o do Veranópolis tem uma postagem sobre o jogo, onde nem a sua própria escalação foi posta. Os times do interior reclamam muito da mídia, e em partes concordo que devia haver uma cobertura maior, porém a área de marketing e de relações sociais dos clubes não ajudam em nada.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Análise - Grêmio FBPA Janeiro 2013


Como diria meu bruxo Rafael Küch: "Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim, estamos de voltaaaa!!!!"

Bom, hoje iremos fazer uma análise tática da equipe:  Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.




Antes de tudo, queremos lembrar que isso é a opinião desse blogueiro de como deveria ser (quem sabe, será) a escalação da equipe.

Imaginei a equipe tricolor jogando em um 4-4-2 com meio campo em quadrado ou 4-2-2-2, como preferirem, da segunda forma:

Na primeira posição já temos dúvidas na equipe gremista, Dida ou Marcelo? Na minha humilde opinião fico com o Marcelo Grohe. Pelo simples fato que não achei o Dida superior a ele EM NADA no último campeonato Brasileiro.  Como que querem um goleiro experiente se não dão oportunidades?  A defesa seria formada por uma linha de quarto tendo o regular Pará na lateral direita, um dos jogadores mais regulares do time. Na esquerda, MESMO com todos os problemas de lesões, Fabio Aurélio assim que se recuperar vira titular. Não só pela experiência, mas se conseguir repetir atuações dos tempos de Liverpool será de grande valia para o time. Os laterais teriam que apoiar de forma alternada. O miolo de zaga, acho que dado o elenco atual é indiscutível:  Werley e o recém contratado Cris.

Agora, vamos para o meio campo, acredito que o setor mais estável e indiscutível do time. Começamos pela dupla de volantes: Fernando e Souza. Não consigo visualizar uma posição fixa para cada um deles, penso que os dois podem apoiar de forma alternada. Onde quando um sobe, o outro centraliza. Os dois tem qualidade suficiente para executar tanto a primeira quanto à segunda função de meio campo.  Na armação, não precisamos dizer muito: Zé Roberto e Elano. Acredito nas boas triangulações entre um dos meias e o lateral que avançar pelo seu lado, da seguinte maneira: O lateral que apoia puxa com ele o meia do seu lado, Pará puxa Elano e Fábio puxa Zé Roberto,  juntamente com o segundo atacante, dessa forma o jogador que tiver a bola sempre terá 2 opções CERTAS de passe(talvez uma terceira, com a subida de um dos volantes). Quando uma dessas triangulações estiver formada o outro meia centralizaria para compor a entrada da área adversária. Acredito que um meio campo equilibrado como falam é um meio campo com boa ocupação de espaços, com o esquema proposto, o lado que estiver com a bola sempre terá opções de passes e triangulações.

No ataque, colocaria os gringos para jogar, Vargas e Moreno.  Marcelo Moreno ficaria mais centralizado, com o Vargas flutuando pelos dois lados do campo.

Agora um ponto bem importante que provavelmente você gremista vai se perguntar:

- Mas ué, cadê o Kléber? Acredito que a qualidade do Kléber seja inegável, mas como futebol é momento, e o momento do Kléber desde a volta da lesão não é bom,  a princípio ele ficaria como opção no banco de reservas.

Senhoras e senhores, essa foi a nossa segunda análise tática, fiquem a vontade para darem suas opiniões. 


Forte abraço a todos, até a próxima!



Pedro Henrique Ache.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Banheiracast #6

Eai, como vão vocês? No episodio de hoje, Rafael Kuch, Pedro Henrique Ache e Thiago da Silveira Kuch, discutem sobre:
 
Guardiola no Bayer de Munique
Greve no Beira Rio
Grêmio de volta ao Olimpico
Atual gestão do Grêmio
Copa SP
Gabriel no Inter
Vilson fora da pré-libertadores
Ranking IFFHS: Melhor goleiro dos últimos 25 anos e Playmaker de 2012 
Rivaldo no São Caetano
E algumas contratações que abrilhantaram o nosso Gauchão 2013
 
Se quiser escutar o episodio aqui no blog:


Download clique aqui

 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Análise - SC Internacional Janeiro 2013



Eai galera, hoje vamos começar uma série de posts sobre as análises de algumas equipes do brasileirão, nossa ideia inicial seria as análises da dupla GRENAL e os participantes brasileiros da Libertadores da América 2013. Após essas análises estamos abertos para sugestões. 

Bom vamos lá! Conforme o prometido, iniciaremos com o Sport Club Internacional:



Tomarei por base para essa análise a seleção brasileira treinada por Dunga, onde ele utilizava um 4-5-1 ou 4-2-3-1 (como preferirem). Lembrando que isso é a opinião desse blogueiro de como deveria ser (quem sabe, será) a escalação da equipe.
Dunga é um técnico bem ortodoxo na cartilha: “Um time começa pela defesa”, foi assim na seleção brasileira e acredito que será assim no Internacional. A camisa 1 é indiscutível, ela é de Muriel. Acredito em uma linha de 4 defensores: na esquerda, de contrato renovado o veterano Kléber, na direita ainda falta um lateral indiscutível no elenco, mas como Bruno Perez e Gabriel (ex-Grêmio, que se desvinculou do clube agora pouco)até o momento não foram confirmados, resta apenas o recém contratado Helder para a função. No miolo de zaga, considero um dos grandes pontos de interrogação do time, como será formada a zaga? Particularmente falando não arriscaria colocar em campo um miolo de zaga tão lento como Juan e Índio, por mais qualidade técnica que inegavelmente eles tenham, minha zaga seria Juan e Moledo, a vitalidade de Moledo leva essa, e um Juan em forma é indiscutivelmente titular. A frente dessa linha, dois volantes alinhados sendo eles Willians e Ygor, tendo o primeiro a missão de sair mais para o jogo e o segundo o famoso “Cão de Guarda” da defesa.
Agora a linha ofensiva formada pelos estrangeiros: na esquerda Dátolo, direita Forlán e no centro D’Ale. Onde Dátolo preencheria o corredor esquerdo de ataque, fazendo triangulações com Kléber. Forlán faria uma dos 2 papeis fundamentais para esse esquema dar certo, a de falso meia. Quando defendendo, ele se alinharia com os meias para marcar as subidas do lateral adversário e prender um dos volantes. Quando atacando, faria a diagonal e se alinharia a Damião, abrindo um corredor para o lateral direito apoiar e triangular com D’Ale e com o próprio Forlán. O melhor Forlán dos últimos tempos foi o camisa 10 da Celeste na Copa do Mundo de 2010, ele jogava do meio para o ataque tendo 2 atacantes a sua frente, acredito que essa formação proposta poderia simular tal situação, no Brasil de 2010 essa função era desempenha por Robinho. Agora o ponto mais importante nesse esquema, o enganche. Na minha opinião D’Alessandro  é perfeito para esse papel, pois tem técnica, gosta e sabe carregar a bola e especialmente o poder de decisão, com apenas uma jogada decide jogos, isso é fundamental para esse tipo de meia. Na seleção brasileira quem fazia esse esquema era Kaká, que prejudicado pelas lesões não conseguiu render o que poderia. E na frente, nem tão isolado: Leandro Damião.
Agora um ponto bem importante que provavelmente você colorado de plantão vai se perguntar:
- Mas ué, cadê o Fred? Bom, o Fredinho é a grande revelação de 2012 para o Inter, mas na minha opinião Fernandão não o estava utilizando corretamente, ele tem ótima técnica e vitalidade, mas para ser um meia como ele estava sendo utilizado ainda falta alguns fundamentos como: Faro de Gol e Chute de Média Distancia. Vejo MUITO do Tinga no Fred, para aqueles que não se lembram, em seus primórdios Tinga era 3º homem de meio campo no Grêmio, acredito que o futuro desse jogador seja 2ª função do meio campo, dessa forma disputando vaga com o recém chegado Willians.
                Bom senhores, essa foi a nossa primeira análise. Gostaria da opinião de todos a respeito, dando sua opinião sobre o esquema e jogadores utilizados. Na verdade vocês podem dar opinião sobre qualquer coisa...

                Forte abraço a todos e até a próxima.

                Pedro Henrique Ache.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Banheiracast #5

Eae gurizada medonha, neste episodio Rafael Kuch, Thiago Kuch e Pedro Henrique Ache, discutem sobre:
Ranking IFFHS: Melhores treinadores e Ligas mais difíceis de 2012
Contratações, especulações da dupla Grenal nesta Pre-Temporada
Premiação do evento Fifa Gala
Polemicas de Luxemburgo na semana
Homenagem Cambiasso
Copa Centenário no Passo D'Areia

E muito mais.....

Link prometido sobre o projeto World Community Grid
https://secure.worldcommunitygrid.org/index.jsp

Escutar episódio no blog via streaming:



Download clique aqui

sábado, 5 de janeiro de 2013

Banheiracast #4

   Eae tigrada, como vão vocês? Aqui vai mais um episodio onde Rafael Kuch e Pedro Henrique Ache discutem sobre:

Ranking IFHS de Goleiros de 2001-2012
Grêmio
Inter
Futebol Internacional
Racismo no futebol
Futebol Do RS
Costas da Televisão

Link do Video comentado no episodio:
http://www.youtube.com/watch?v=nXyqFZ_fghI&feature=player_embedded


Escute aqui:



Ou faça download clicando aqui