quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Análise - SC Internacional Janeiro 2013



Eai galera, hoje vamos começar uma série de posts sobre as análises de algumas equipes do brasileirão, nossa ideia inicial seria as análises da dupla GRENAL e os participantes brasileiros da Libertadores da América 2013. Após essas análises estamos abertos para sugestões. 

Bom vamos lá! Conforme o prometido, iniciaremos com o Sport Club Internacional:



Tomarei por base para essa análise a seleção brasileira treinada por Dunga, onde ele utilizava um 4-5-1 ou 4-2-3-1 (como preferirem). Lembrando que isso é a opinião desse blogueiro de como deveria ser (quem sabe, será) a escalação da equipe.
Dunga é um técnico bem ortodoxo na cartilha: “Um time começa pela defesa”, foi assim na seleção brasileira e acredito que será assim no Internacional. A camisa 1 é indiscutível, ela é de Muriel. Acredito em uma linha de 4 defensores: na esquerda, de contrato renovado o veterano Kléber, na direita ainda falta um lateral indiscutível no elenco, mas como Bruno Perez e Gabriel (ex-Grêmio, que se desvinculou do clube agora pouco)até o momento não foram confirmados, resta apenas o recém contratado Helder para a função. No miolo de zaga, considero um dos grandes pontos de interrogação do time, como será formada a zaga? Particularmente falando não arriscaria colocar em campo um miolo de zaga tão lento como Juan e Índio, por mais qualidade técnica que inegavelmente eles tenham, minha zaga seria Juan e Moledo, a vitalidade de Moledo leva essa, e um Juan em forma é indiscutivelmente titular. A frente dessa linha, dois volantes alinhados sendo eles Willians e Ygor, tendo o primeiro a missão de sair mais para o jogo e o segundo o famoso “Cão de Guarda” da defesa.
Agora a linha ofensiva formada pelos estrangeiros: na esquerda Dátolo, direita Forlán e no centro D’Ale. Onde Dátolo preencheria o corredor esquerdo de ataque, fazendo triangulações com Kléber. Forlán faria uma dos 2 papeis fundamentais para esse esquema dar certo, a de falso meia. Quando defendendo, ele se alinharia com os meias para marcar as subidas do lateral adversário e prender um dos volantes. Quando atacando, faria a diagonal e se alinharia a Damião, abrindo um corredor para o lateral direito apoiar e triangular com D’Ale e com o próprio Forlán. O melhor Forlán dos últimos tempos foi o camisa 10 da Celeste na Copa do Mundo de 2010, ele jogava do meio para o ataque tendo 2 atacantes a sua frente, acredito que essa formação proposta poderia simular tal situação, no Brasil de 2010 essa função era desempenha por Robinho. Agora o ponto mais importante nesse esquema, o enganche. Na minha opinião D’Alessandro  é perfeito para esse papel, pois tem técnica, gosta e sabe carregar a bola e especialmente o poder de decisão, com apenas uma jogada decide jogos, isso é fundamental para esse tipo de meia. Na seleção brasileira quem fazia esse esquema era Kaká, que prejudicado pelas lesões não conseguiu render o que poderia. E na frente, nem tão isolado: Leandro Damião.
Agora um ponto bem importante que provavelmente você colorado de plantão vai se perguntar:
- Mas ué, cadê o Fred? Bom, o Fredinho é a grande revelação de 2012 para o Inter, mas na minha opinião Fernandão não o estava utilizando corretamente, ele tem ótima técnica e vitalidade, mas para ser um meia como ele estava sendo utilizado ainda falta alguns fundamentos como: Faro de Gol e Chute de Média Distancia. Vejo MUITO do Tinga no Fred, para aqueles que não se lembram, em seus primórdios Tinga era 3º homem de meio campo no Grêmio, acredito que o futuro desse jogador seja 2ª função do meio campo, dessa forma disputando vaga com o recém chegado Willians.
                Bom senhores, essa foi a nossa primeira análise. Gostaria da opinião de todos a respeito, dando sua opinião sobre o esquema e jogadores utilizados. Na verdade vocês podem dar opinião sobre qualquer coisa...

                Forte abraço a todos e até a próxima.

                Pedro Henrique Ache.

8 comentários:

  1. Muito bom, quando vai ter as próximas??? heehhehe

    ResponderExcluir
  2. Dá pra diminuir a flechinha do Kleber, na real ele nem deveria ter flechinha, porque ele passa caminhando o jogo todo, heheehhe

    ResponderExcluir
  3. Na proxima eu faço mais "real" a coisa toda...hsauhsasahuashu

    ResponderExcluir
  4. Pedro tua Análise ficou ótima mas...
    O Fred é titular indiscutível nesse time.
    Na minha opinião sai o Dátolo e entra o Fred no meio, e não de volante.
    Ah o desenho da tática, ficou muito bom Pedro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Marco!! Bom acho que pra entrada do Fred teria que ser repensado esse esquema, talvez um meio campo em losango faça render melhor o futebol do guri. Com o meio em losango, sobra para o Dátolo, ficando:

      __________Ygor (Bolatti)______________
      Willians________________Fred
      __________D'Alessandro________________

      Forte abraço e valeu pelo apoio.

      Excluir
  5. Fico bom, mas hoje eu colocaria o Fred no lugar do Datolo e o Bolatti no lugar do Igor ,Furlan jogando mais na frente e o Gabriel de lateral direito . No mais ta certinho e se vier o Carlos Eduardo ai o Fred vai pro banco hehehe...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ficaria mais ou menos como coloquei no comentário anterior??? Isso???

      Abraço e obrigado pela força!

      Excluir
    2. Outra defesa: Quando fizemos o post o Gabriel nao estava confirmado, apenas o Hélder!

      Forte Abraço...

      Excluir